Existem vários tratamentos para acne. Uma consulta com um dermatologista é sempre indicada para se saber qual a melhor opção para cada caso.
Independentemente do tratamento escolhido, alguns cuidados com a pele são sempre recomendados.
São eles: higienização da pele, remoção diária da maquiagem, uso de produtos oil-free ou não comedogênicos (incluindo o protetor solar).
Outra recomendação importante: não espremer as lesões! Ao espremer cravos e espinhas, há o risco de inflamação local e cicatrizes.
O tratamento varia de acordo com a gravidade do caso e o tipo de pele. Inclui opções como:
Cremes ou loções
Cremes ou loções de uso tópico como derivados da vitamina A e peróxido de benzoila: sempre prescritos pelo dermatologista, auxiliam na desobstrução dos poros e reduzem a proliferação de bactérias.
Antibióticos
Antibióticos diminuem a quantidade de bactérias contidas no interior dos folículos e podem auxiliar na redução da inflamação. Dependendo da extensão do quadro, podem ser de uso tópico ou oral.
Anticoncepcionais
Anticoncepcionais e medicamentos que reduzem os efeitos de hormônios masculinos são indicados para alguns casos de acne na mulher.
Isotretinoína
Isotretinoína: medicação oral indicada para casos mais severos, que não respondem a outros métodos. Pode causar efeitos colaterais. É indispensável o uso de métodos anticoncepcionais durante o tratamento de pacientes do sexo feminino.